E-mail: mantendo vazia a Inbox, 3 frases de cada vez

Uma caixa de entrada superlotada de e-mails pode ser um grande obstáculo à produtividade. Mas o 3frases pode ser a solução que faltava - conheça, ajude a divulgar, e todos teremos respostas mais rápidas e fáceis de processar ;-)

Manter-se no topo é difícil quando a montanha não para de crescer

Afinal, uma caixa lotada traz consigo outro risco à eficiência: infinitas oportunidades de perder de vista o que é realmente importante, no meio de um monte de mensagens com animações em Powerpoint e ofertas de lojas on-line.

Mesmo quando o usuário adota "códigos", associando significados particulares aos estados das mensagens (por exemplo, decidindo que mensagens que constam como não-lidas são as que têm assuntos pendentes), o potencial de confusão é grande, e vem junto com a possibilidade de perder o controle do que está realmente pendente e o que ainda não foi lido.

Revisão: Como processar o e-mail

Há anos, na alvorada do Efetividade.net (em 2006), eu escrevi sobre como organizo meu e-mail e também como processo as mensagens que chegam. Basicamento aplico as técnicas do método GTD buscando ter uma caixa de entrada vazia e iniciando as ações apropriadas a cada mensagem que chega (agir, delegar, arquivar para referência, remover, etc.).

Minha caixa de entrada recebe avalanches de mensagens sobre assuntos variados

Mas os anos foram passando e o volume de mensagens só aumenta, a ponto de sufocar. Como vocês devem ter percebido, gosto de escrever ;-) e assim acabava deixando as mensagens pendentes de resposta na caixa de entrada até ter tempo de compor uma resposta a elas. Logo o acúmulo delas acabava atrapalhando o correto tratamento das novas mensagens que chegavam, e no terceiro dia eu já acumulava um saldo acumulado difícil de gerenciar, e acabava considerando seriamente declarar falência de e-mail, ou aguardando um feriado para zerar a caixa toda de uma vez (e recomeçar o ciclo alguns dias depois).

Entra em cena o 3frases.efetividade.net

Até que um dia eu encontrei o http://three.sentenc.es/ e percebi qual era o grande culpado nessa história: embora eu soubesse como gerenciar os e-mails, essa ideia de compor longas respostas, como na época em que ainda recebia menos de 20 mensagens para mim por dia, não é compatível com o volume atual de correspondência digital que chega aqui.

O hábito das respostas longas vem de longe

O sentenc.es é um manifesto a favor de respostas mais sucintas, sem ser telegráficas. Para a maior parte das mensagens que recebo, em 3 frases é possível responder com simpatia, relevância e completude - raras são as mensagens tratando sobre múltiplos assuntos ou demandando algo mais longo que isso.

Rapidamente aderi, e publiquei o 3frases.efetividade.net, uma versão brasileira (mas não uma tradução) do manifesto, informando sobre minha nova política pessoal de respostas por e-mail: sempre que possível, elas terão 3 frases ou menos, e assim eu consigo responder a mais pessoas deixando as mensagens na caixa por menos tempo.

Resultado real e fácil de perceber

No primeiro dia de adoção da nova política, zerei a caixa de entrada (que estava com mais de 70 mensagens que precisavam ser respondidas), e ela terminou o expediente completamente vazia em todos os dias desde então.

Embora as minhas respostas não tenham ficado com "cara de telegrama" ou impessoais, eu acrescentei na minha assinatura de e-mail o trecho abaixo:

--
Augusto Campos
 
P: Por que esta mensagem é tão curta?
R: http://3frases.efetividade.net

Assim quem tiver dúvida saberá a razão, quem não gosta de Top Posting saberá que eu adoto este estilo conscientemente, e eu ainda espalho um pouco mais a ideia das respostas curtas, para o caso de meus interlocutores também passarem por problemas similares.

Imagino que vários de vocês passem por dificuldades ocasionais para dar conta das mensagens das suas caixas de entrada, portanto fica a dica: uma política de preferir conscientemente as respostas curtas pode fazer a diferença tanto para você quanto para as pessoas que estão aguardando uma resposta sua!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: