Rapidinha Efetiva #12: Colete porta-gadgets, home office no sofá, tomada com timer, competências e mais

O G1 informa sobre este "colete geek" à venda nos EUA, que parece uma péssima idéia (bem mais para nerd do que para geek, inclusive) quando se considera que algumas pessoas o usarão em ambientes urbanos e casuais, tentando aproveitar cada um dos compartimentos e deixando-os todos estufados e com conteúdo visível, até que o primeiro trombadão apareça.

Mas levar IPad, 3 câmeras e 5 celulares consigo no metrô não é o único caso de uso possível. Quem já viu um fotógrafo profissional trabalhando em externas, ou um profissional de conectividade atuando em campo já pode ter visto a quantidade de gadgets, acessórios e outros badulaques que muitos deles precisam levar consigo, e muitas vezes transportam em desconfortáveis maletas ou mesmo em práticos (mas menos discretos e seguros) coletes e cintas que deixam os aparelhos visíveis.

Se você é um deles, creio que gostará de analisar a possibilidade de obter (ou mandar fazer) um colete deste tipo, em que os gadgets mais valiosos ficam para o lado de dentro. Ainda mais se for numa cor discreta, como a da moça na foto acima, e não nas mais berrantes.

Dica extra: para ter a mesma funcionalidade (levar consigo aparelhos sem deixá-los TÃO visíveis), veja também a cartucheira para gadgets, da Thinkgeek, para usar por dentro do casaco, presa aos ombros e suspensa na lateral do corpo. Mas tenha cuidado: é muito fácil usar mal estes acessórios, e os casos de uso em que você NÃO atrairá atenção indesejada podem ser limitados.

O sofá-mochila e a tomada temporizada

Já que falamos em Gadgets, o leitor Júlio Bastos (juliobastosjbΘgmail·com) indicou um post do abduzeedo.com com uma série de acessórios criativos para escritórios.

O sofá-mochila acima consta lá, e me parece uma boa idéia (precisando de aprimoramentos) para quem tem espaço limitado em casa mas quer garantir espaço para guardar os itens do seu home-office. Talvez não funcione tão bem para quem tem gatos...

As tomadas acima também estão lá, e são interessantes porque aproveitam a idéia dos timers de cozinha (como a nossa velha conhecida galinha temporal), podendo ser girados para garantir um desligamento temporizado dos equipamentos.

Como diz o Júlio, que indicou a notícia, "sinto falta de dispositivos no mercado que aliam timer e energia. E isso é muto importante para evitar gasto de energia com leds e estabilizadores de voltagem".

Embora eu não veja muita oportunidade para usar isso no escritório, devo registrar. Mas para desligar carregadores, televisores e outros aparelhos que às vezes ficam ligados a noite inteira apenas porque queremos o conforto de ativá-los pouco antes de adormecer, pode ser uma boa - mas consulte antes um técnico habilitado para saber dos efeitos que o corte súbito da corrente por este dispositivo pode causar nos seus aparelhos.

A série sobre competências

A Patrícia Wolff continua enviando regularmente (a cada 2 semanas) posts para a série sobre Competências, e pelas estatísticas de acesso sei que vocês estão gostando.

Para comemorar, ela propôs um artigo extra, conectando entre si as 3 competências mais votadas por vocês (Assertividade, Networking, Gerenciamento de tempo), em um artigo que as coloque em um contexto único. Este artigo deve sair na semana que vem, e vale lembrar que os artigos individuais sobre cada uma dessas 3 já estão publicados, e os das outras 7 continuarão sendo publicados normalmente.

Em paralelo à série, convidei duas empresas que atuam no ramo do mercado de trabalho para enviar artigos complementando o acervo que o Efetividade já tem no tema Emprego e Empregabilidade. O primeiro já está comigo e deve sair nos próximos dias, tratando das relações entre personalidade e a escolha de uma carreira. Eu gostei do resultado, e acho que vocês vão gostar.

O segundo ainda está em discussão, mas se sair, será uma resposta (de um portal de empregos recém-chegado ao Brasil) ao meu artigo que oferece alternativas para a busca de emprego sem recorrer a agências e portais que atuam comercialmente no ramo.

Naturalmente ambos ocorrem unicamente na forma de convite e cortesia, sem pagamento ou outro tipo de compensação. Claro que os autores têm interesse na menção (ainda bem - e certamente a receberão), mas nada que se aproxime do modelo patrocinado de posts, publieditoriais ou similares.

Expressas

  • A Adriana Bueno avisa sobre seu site Eu tô sem tempo, oferecendo "facilitar a vida das pessoas para aqueles detalhes importantes, mas que demandam um tempo que não temos atualmente. Tarefas simples como fazer feira, comprar presentes, montar um vaso de plantas ou um roteiro de viagem torna-se um peso de ansiedade quando não há tempo disponível." O atendimento é nacional, exceto para compras de produtos perecíveis, claro. Achei a idéia ótima, espero que prospere!
     

  • O blog Pequenos Sonhos avisou sobre uma dica simples, que eu sigo mas creio nunca ter publicado: a técnica para guardar sacolas plásticas de supermercado de forma organizada e sem excessos. Claro que há outras, como os populares "puxa-sacos" de pano ou PVC. Mas essa dobradura simples facilita a organização de quem guarda na gaveta. E o ideal, você sabe, é preferir ao máximo o uso de sacolas reaproveitáveis no supermercado.
     

  • A demissão do executivo da Locaweb por péssimo uso do Twitter, mencionando a empresa nas mensagens de mau gosto, deve servir de lembrete para muita gente que mistura o profissional e o pessoal na sua vida digital.
     

  • O controle remoto com abridor de garrafas é um exagero.

Ah, vale um aviso antecipado: estou selecionando os brindes para uma promoção nova em breve. Já tenho cadernos estilosos, uma ferramenta recentemente mencionada por aqui, planos para hospedagem de sites e mais algumas idéias que divulgarei em breve.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: