Rapidinha Efetiva #0010: Caronas on-line, trabalhar em casa durante crises, tomada-jabuticaba e mais

Começo esta nova edição da Rapidinha Efetiva relembrando que o resultado da enquete sobre Competências sai na segunda-feira, dia 15. A participação foi excelente (quase 800 votos!), e a Patrícia já está produzindo o artigo que apresentará inicialmente as competências escolhidas por vocês - e em seguida começará a preparar um artigo sobre cada uma delas.

Combinando caronas on-line

A volta às aulas aumenta bastante a complexidade do trânsito nas cidades, e é inegável que o grande número de carros com um único ocupante é indesejável sob vários aspectos, incluindo o do meio-ambiente e da preservação dos recursos.

Por outro lado, recorrer ao transporte coletivo urbano nem sempre oferece o nível de conforto e praticidade que estes condutores de veículos particulares esperariam antes de voluntariamente adotar esta alternativa.

Carona em Floripa

Em algumas cidades até há alternativas reais neste campo - vários dos meus vizinhos de Jurerê vão ao centro de Floripa diariamente usando os ônibus seletivos conhecidos como "Amarelinhos", por exemplo (que atendem várias outras partes da ilha também), mas em outras esta conjugação só é possível quando entram em cena iniciativas completamente particulares, incluindo rodízios de caronistas, "lotações" organizadas por vizinhos e colegas e outros similares.

E é aí que entra a proposta do site Bigoo: ajudar a organizar uma rede social de oferta e busca de caronas. E é uma rede social no sentido usual da Internet: controles baseados nos seus amigos, amigos de amigos, etc.

Com a palavra o Emiliano, integrante da equipe do site:

Colocamos o site no ar há pouco mais de 2 meses. Basicamente, o Bigoo é um site para troca de caronas online. O usuário cria um perfil, oferta caronas se tiver um carro, e pede carona para outros trechos etc. O que a gente tenta fazer para resolver o que seria o maior empecilho disso, a segurança, é integrar uma rede social ao sitema, de modo que o usuário possa oferecar/pedir caronas apenas aos seus amigos, e aos amigos de seus amigos. Por isso, o usuário pode importar contatos do Google e também do Yahoo.

A idéia do site é o objetivo de promover o hábito das caronas, e assim reduzir o número de carros nas ruas. A consequencia natural disso seria um aumento da eficiência, com um trânsito mais livre e com mais pessoas nos carros, e uma redução da emissão de poluentes.

Desejo sorte, sucesso, e que a idéia de caronas realmente possa superar os grandes desafios em seu caminho, e assim possa "pegar".

Gerenciamento de crises: maioria das empresas não confia na alternativa do trabalho a partir de casa

Por falar em trânsito... nos últimos anos, a hipótese de uma crise regional (ou maior) que impeça as pessoas de sair de suas casas por um período um pouco mais extenso tem sido cada vez mais aventada.

Pode ser por razões climáticas, epidemias, catástrofes naturais, variados colapsos de infra-estrutura, e outras causas menos cotadas; não importa tanto a causa, pois o efeito permanece: determinadas atividades fundamentais só podem ser desempenhadas presencialmente, mas várias outras, teoricamente, poderiam ser mantidas (nos níveis que forem possíveis) via trabalho remoto, assumindo que as redes de comunicações permaneçam funcionando.

Só que tem um porém: as empresas norte-americanas não confiam nesta alternativa. Ou melhor: só 19% delas confiam, e eu estaria disposto a apostar que há grande identidade entre este subconjunto e o subconjunto das empresas que já parou para planejar uma estratégia de continuidade em caso de crise desta natureza.

Mas o detalhamento do estudo não me dá razão: consta que estas empresas que responderam negativamente também declararam ter estratégias de continuidade.

Como eu moro em Florianópolis, já tive, há poucos anos, uma oportunidade de vivenciar uma crise de infra-estrutura, com o apagão de alguns dias que vivemos. E foi bem como se aprende nas aulas de gerenciamento de riscos: as empresas fecharam, frigoríficos derreteram, crises secundárias (telefonia, esgoto, água, transportes) não tardaram, etc. Desde então, meu interesse no assunto não é apenas acadêmico, e acompanho com alguma atenção as tendências a respeito.

Para contribuir, registro o link para Dez dicas para implementar um plano de contingência, voltadas à área de TI, mas que dá de aplicar em outros contextos. E não deixe para fazer um plano de contingência só depois que os recursos já tiverem indisponíveis!

Projeto de decreto para suspender o novo padrão brasileiro de tomadas

Dizem que este tipo de cronograma é típico do Brasil, mas não tenho certeza. De qualquer forma, agora que o novo padrão de tomadas já entrou em vigor, e que muitas empresas e cidadãos (especialmente quem tinha alguma construção em andamento ao longo do ano passado...) já dispenderam recursos e esforço para se adequar a ele, e que muitos outros consumidores (como eu) e empresas se deparam com a necessidade de uma migração... surge alguém querendo mudar a regra de novo.

Nada contra mudar a regra (que de fato me criou muito mais problemas do que soluções, até o momento), o problema é o timing. Enquanto tramita um projeto que suspende as novas regras (em vigor) da ABNT para tomadas, quem se esforçar para adequar suas instalações, linhas de produção, ou mesmo as tomadas da sua casa corre o risco de ficar com cara de bobo (por ter se adequado, ou por não ter se adequado) quando, ao final, um dos lados gritar que era tudo pegadinha do malandro.

A minha decisão de recorrer provisoriamente a adaptadores feitos em casa por enquanto mudou de status: da provisoriedade para a interinidade, enquanto estiver tramitando o projeto.

Nota extra: o Gizmodo também informou sobre uma iniciativa do MPF contra o padrão. Eu simpatizo com ambas (a do MPF e a do Legislativo Federal), mas não com o momento.

Links rapidinhos

Pra completar, 3 dicas rápidas de sites que descobri recentemente ou que alguém me pediu pra divulgar e eu simpatizei:

  • Um mobile site por dia - site de uma campanha (aparentemente já encerrada há algum tempo) que identificou, selecionou e compartilhou com o público uma grande coleção de sites que podem ser acessados via celulares e similares. Alguns já estão bem defasados, mas a maioria continua bem, e vários podem aumentar a utilidade do seu aparelho com plano de dados...
  • Gerenciamento (via web) de projetos Softteria: com a palavra o Fabiel, que mandou a dica e participa da iniciativa: "Este software é voltado para as micro e pequenas empresas. É mais simples que os softwares oferecidos no mercado, sem firulas e coisas desnecessários. Controla os marcos do projeto, gerencia tarefas e eventos, controla o tempo e cria um Blog para ser usado pela equipe na discussão de assuntos do projeto e também para a informação do cliente." E mais: "Nossos software não são vendidos, podem ser usados gratuitamente ou então assinados mensalmente. Desta forma, o assinante pode cancelar o pagamento sempre que quiser, sem multas ou alguma outra punição."
  • Rollgator: um agregador de feeds, feito para ser usado em full screen - as notícias dos seus feeds favoritos vão rolando, como nessa amostra. Eu gostaria de ter um monitor adicional que não gastasse energia, só para deixá-lo sempre ligado com essa programação de notícias enquanto trabalho, tomo café, etc. Por enquanto, vou usando (sem maximizar) no segundo monitor quando ele está apenas parcialmente em uso, e procuro uma implementação mais flexível ou completa. Alguém conhece?

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: