Vagas de emprego: trabalho temporário é alternativa para os próximos meses

Que tal se candidatar a milhares de vagas de emprego no país? Estas vagas de emprego em trabalho temporário podem ser uma boa alternativa para sair do sufoco ou mesmo para começar a ter experiência a registrar no seu currículo - seja em um primeiro emprego ou um retorno ao mercado de trabalho.

E a maior oportunidade de trabalho temporário no Brasil costuma ocorrer no período de final de ano, com aquecimento das vendas de Natal ao mesmo tempo em que surge o pico do turismo. O período de contratação já começou, e costuma prosseguir até a primeira quinzena de dezembro.

As funções que geralmente abrem mais vagas são fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliares e analistas de crédito, vendedores, demonstradores, repositores, caixas, seguranças, motoristas e Papai Noel.

Segundo o G1, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a abertura de 113 mil vagas temporárias no país - número 8% maior em relação a 2007, quando 105 mil oportunidades foram abertas, segundo a entidade. Além disso, a associação projeta que 42 mil pessoas – 37% do total – sejam efetivadas após as festas de final de ano – no ano passado o índice foi de 34%.

Na maioria das oportunidades são exigidos experiência na função, ensino médio completo e facilidade para lidar com o público, mas há chances também para quem está em busca de um primeiro emprego sem experiência. Ter grande disponibilidade de horários (inclusive nos finais de semana) pode aumentar a sua probabilidade de conseguir uma vaga.

As vagas se distribuem por todo o país. Segundo a agência Gelre, 54% estão na região Sudeste, sendo 40% para o estado de São Paulo - capital, interior e Grande São Paulo - e 14% nos demais estados do Sudeste - Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Na região Sul, são 20%, Norte/Nordeste, 19%, e Centro-Oeste, 7%. Na área dos temporários, dos 32 mil, 76% dessas vagas são para varejo, 16% para a área de promoção e 8% para demais áreas, como administrativa e logística, entre outras. A remuneração varia entre R$ 600,00 e R$ 1.200,00, dependendo do cargo e região do país.

Como se sabe, a experiência temporária é uma das raras oportunidades em que os aspirantes a um primeiro emprego podem competir em boas condições, e estas vagas de final de ano certamente complementam o orçamento anual de muitas famílias.

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados