Teclado bluetooth portátil para smartphones, PDAs e celulares

Nas últimas semanas tenho dedicado algum tempo à busca de maior mobilidade nas minhas atividades on-line. Já compartilhei com vocês que adotei e recomendo o Eee PC (mesmo sabendo que em alguns meses deve sair uma versão melhorada dele), e vocês me ajudaram a escolher um novo smartphone - estou muito satisfeito com o Nokia N95, que desde o primeiro dia também está em uso como modem celular para o Eee PC, alcançando boas velocidades de conexão com um plano TIM Web.

Mas também nos primeiros dias eu tive uma boa surpresa com o N95: mesmo considerando que a tela dele (embora grande para um telefone) é minúscula, seu navegador web é completo e cheio de recursos, baseado em um dos mais populares engines web de software livre (o KHTML, adotado também pela Apple). E como a mobilidade web é o que eu mais estava precisando, logo percebi que poderia até mesmo deixar o PCzinho de lado quando necessário, e logo estava discretamente respondendo e-mails e comentários nos meus sites em momentos de tédio na pós.

Mas para isso, um teclado faz falta, e simplesmente não consegui fazer funcionar o teclado infravermelho que eu tenho guardado dos tempos de Palm (imagino que ele precisaria de um driver para o N95, mas não sei se alguém já escreveu este driver). Mas não tem problema, já estava na hora de encontrar um teclado melhor, e acabei saindo em busca de um teclado Bluetooth dobrável para smartphone.

Eu já tinha lido a análise do teclado bluetooth da Nokia que o Rodrigo Toledo publicou no ano passado, e já encomendei um destes para mim (obrigado, Rodrigo!), mas enquanto estava no processo de avaliação, acabei tendo oportunidade de obter uma amostra de um modelo xing-ling para testar para o site (acho que depois vou sortear entre os leitores, é só pensar em uma boa promoção).

E não demorei. Estava curioso, então os testes foram quase imediatos. A imagem acima mostra o "Smart Keyboard", desdobrado, colocado sobre a bandeja do meu scanner ;-) A largura dele (22 cm da tecla Caps Lock à tecla Enter), o acionamento mecânico e a distância entre as teclas tornam a digitação bastante confortável. Não foi difícil fazer ele ser reconhecido pelo N95, embora isso tenha exigido alguma adivinhação - o driver vem gravado no CD, mas não identifica claramente o modelo do aparelho. Nada que 3 ou 4 tentativas não tenham resolvido, e o folheto impresso de fato ajudou no procedimento de configuração, bastante simples por sinal.

Em relação ao meu antigo teclado portátil IR, ele tem alguns diferencias interessantes. Para começar, seu design é menos cru, ele é um pouco menor e a sua solução de apoio para o celular é mais inteligente, já que é destacável, permitindo que o teclado e o smartphone fiquem fisicamente um pouco mais distantes, tornando menos pior a questão ergonômica de entrar dados em aparelhos tão limitados. Mas há aspectos mais importantes, incluindo o seu mecanismo deslizante, que aproxima as duas metades do teclado desdobrado, não deixando aquela folga de 0,75 cm entre a quinta e a sexta coluna de teclas alfabéticas, comuns em teclados dobráveis. Ele também tem um botão dedicado para ligar/desligar, e um led indicador de status, recursos que o meu modelo anterior não tinha.

Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a trava que mantém o teclado aberto, sem dobrar, mesmo em superfícies irregulares. Este tipo de teclado muitas vezes não é usado nas melhores condições ergonômicas, então esta é uma boa sacada, na minha opinião (e outros modelos a compartilham). Em comparação com o modelo da Nokia, ele tem uma vantagem adicional: uma fileira extra de teclas para os números (o da Nokia compartilha os números na fileira alfabética superior do teclado).

Dobrado ele tem 145 x 99 x 20mm e pesa 205g. Como crítica, não consegui fazer a acentuação em português funcionar. O manual em PDF não me deu dicas a respeito, mas é possível que o recurso esteja lá e eu não esteja encontrando.

Pesquisei um pouco na web, e acabei descobrindo que trata-se de um ripoff de um modelo comercializado pela Freedom Input. Custa cerca de R$ 300 no Mercado Livre, e funciona com duas pilhas palito. A digitação realmente é confortável e natural (exceto pelos acentos), e eu gostei. Compre por sua conta e risco, até porque o danado está longe de ser barato - embora o xing-ling do Mercado Livre seja um pouco mais barato que o da Nokia vendido na FNAC.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: