Como aumentar o alcance da sua rede wireless - do jeito menos comum

Curiosamente, quando se trata de aumentar o alcance de redes sem fio domésticas, as formas mais comuns são também as mais criativas, porque não envolvem gastar dinheiro. Aqui mesmo no Efetividade já tratamos do tema duas vezes: a que ensinou como aumentar o alcance da rede sem fio usando uma lata de refrigerante cortada ao meio, e a que explicou como fazer o mesmo usando cartolina e papel alumínio.

Mas esta semana eu me defrontei com uma situação em que estes meros refletores e concentradores de sinal não conseguiram resolver: a existência de uma série de obstáculos entre os locais em que o access point poderia ser instalado, e o ambiente onde a rede sem fio era necessária. E acabei recorrendo à forma menos comum de resolver este problema em redes residenciais: investindo em equipamento adicional.

A primeira possibilidade que investiguei foi usar um repetidor de sinal, mas além de ser muito mais caro, esbarrava na ausência de alimentação elétrica no caminho. Mas a segunda alternativa funcionou bem, e agora compartilho com vocês: comprei uma antena omni (antenas direcionais não serviriam para o meu propósito) de capacidade um pouco maior (apesar de ter visto o tutorial explicando como transformar uma antena comum em antena de alto ganho, preferi adquirir uma pronta) e 5m de cabo extensor.

A antena que eu comprei é uma D-Link DWL-50AT de 5dBi, igual à da foto acima. Não sou engenheiro, e não contem comigo para explicar os detalhes do funcionamento dela, mas trata-se de uma antena omnidirecional, bem similar à antena original do meu access point, mas com maior ganho, o que representa um bom aumento potencial do alcance.

Ela é compatível com o conector comum aos access points da D-Link, e eu pretendia usá-la em um access point da Linksys, então foi necessário obter um adaptador. Mas fui um pouco mais longe: ao invés de me contentar com um simples adaptador de conectores, comprei um cabo de 5m (homologado pela ANATEL) com os conectores adequados pré-instalados nas suas pontas - assim a antena pôde ser colocada um pouco mais longe do local em que o access point precisava ficar, e o maior dos obstáculos deixou de estar no caminho.

Eu gastei pouco mais de R$ 50 no total (mais frete), via 2 fornecedores diferentes no Mercado Livre, e em 2 dias úteis estava com a solução montada, e o sinal chegando onde precisava chegar. Não precisou de ferramentas, foi só rosquear o cabo e a antena, e depois fixar o cabo ao longo da parede. Se você pesquisar, é provável que encontre por menos - e se entender um pouco de eletrônica, pode pensar em fazer seu próprio cabo e antena, pagando somente as peças.

Não ganho comissão e nem posso oferecer garantia sobre os produtos e serviços comercializados por eles, mas os vendedores do MercadoLivre que me atenderam foram este e este.

Se você estiver planejando fazer algo parecido, posso afirmar que no meu caso deu tudo certo, mas sugiro que analise com calma a sua situação, e se não quiser correr riscos, peça ajuda de um profissional da área.

Comentar

Comentários arquivados