Economizar energia: 7 dicas para diminuir a conta e preservar o meio-ambiente

Fazer a sua parte para evitar o aquecimento global é mais um motivo para tentar reduzir a sua conta de luz.

A matriz energética dos EUA é bem diferente da brasileira, e as condições ambientais também variam bastante. Mesmo assim é possível aproveitar várias das dicas produzidas pelas organizações de conservação de energia dos nossos vizinhos do hemisfério norte, como podemos ver no vídeo abaixo.

Algumas das dicas ilustradas no vídeo:

  • Isolar frestas das portas e janelas, e vedar rachaduras. Assim você preserva a eficiência térmica e poupa seu aquecedor ou condicionador de ar - e um rolo de fita adesiva para vedação é muito mais barato e fácil de instalar do que você pensa.
  • Reduzir termostatos. Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, máquina de lavar... reduza 1 grau e economize até 5% da sua conta.
  • Desligue quando não estiver em uso. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 (e da crise energética que levou ao racionamento) tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada - levando a até 35% de despedício! Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a própria TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma extensão, régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada - mas olhe o manual dos equipamentos antes!
  • Deixe acumular. Se você usa máquina de lavar louça ou roupas, acione-a apenas quando tiver uma carga completa. Encontre uma forma prática de acumular as roupas ou as louças, e economize assim energia, água e detergentes.
  • Prefira produtos "verdes". Lâmpadas econômicas, duchas menores, papel reciclado, embalagens ecológicas, material biodegradável, combustíveis renováveis. Use sua consciência na hora de comprar!

Comentar

Comentários arquivados