PageRank: entenda o que é, para que serve, e por que existem tão poucos blogs nacionais com PR maior que 5

Aumentar o seu Page Rank é um desejo comum de autores de sites e blogs, porque o Google PageRank é provavelmente o indicador externo mais relevante para o número de novos visitantes - e conseqüentemente para o faturamento, quando o site tem anunciantes (ou Adsense) ou faz vendas.

O PageRank (o nome é uma referência a Larry Page, um de seus criadores e fundador do Google) é o método matemático que o Google emprega para atribuir o grau de relevância relativa de cada uma das páginas incluídas em seu índice.

Exibido aos usuários na forma de um número natural entre 0 e 10, o PageRank é calculado por uma série de fatores, do qual o mais essencial é o conjunto de outros links na web que apontam para a página sendo avaliada - o PageRank considera que cada link que uma dada página recebe é equivalente a um "voto" na sua popularidade, mas neste caso nem todos os votos contam da mesma forma: links recebidos de um site com PageRank alto recebem peso maior do que os recebidos de sites com PageRank baixo.

Muito já se escreveu e se especulou sobre o funcionamento, uso e abusos do PageRank, e o artigo da Wikipedia sintetiza boa parte do que se sabe de concreto a respeito. Mas o resumo geral é que, dada a popularidade do Google como orientador de tráfego na Internet, ter um PageRank alto é uma fonte segura de um fluxo contínuo de novos visitantes para um site ou blog.

PageRank como índice de popularidade

PageRank alto não é garantia de conteúdo de qualidade, mas apenas de popularidade. Entretanto, como qualquer mecanismo de ranking com critérios matemáticos, ele exerce um poder de filtragem, de tal forma que quando o Edney Souza tentou fazer uma lista dos blogs brasileiros com Page Rank 6, ele não conseguiu listar mais do que 15 (contando o dele próprio entre eles).

Hoje a lista dele, que é de janeiro, já está desatualizada (alguns dos blogs citados à época hoje têm PR 5) e certamente existem mais alguns novos a acrescentar, mas o grupo de blogs brasileiros com PR 6 é bastante restrito, e hoje inclui nomes tão variados quanto:

Antes que alguém atire pedras, aviso: a lista acima não é completa, está em ordem alfabética e a intenção é apenas mostrar como há variação: sites de humor, pessoais, individuais, de grupo, de tecnologia e outros temas estão representados. Se alguém estiver interessado em fazer uma nova lista abrangente de blogs brasileiros com PR 6 (ou superior), avise ali nos comentários, e conte desde já com meu apoio para divulgar.

Considerando o que se conhece sobre a fórmula do Page Rank, as receitas mais seguras para alcançar um determinado nível de Page Rank envolvem receber links de sites com este mesmo Page Rank (ou superior), o que ajuda a tornar muito mais difícil para um blog ou site pessoal brasileiro ultrapassar o PR 7 (ou mesmo o 6, que sob este aspecto é até relativamente comum). Mas esta dificuldade é muito mais um fator de motivação do que um obstáculo, sob o ponto de vista dos autores.

O valor do Page Rank não é constante

O PageRank não tem uma fórmula constante: o Google faz ajustes do cálculo periodicamente - às vezes de forma mensal, outras vezes em intervalos diferenciados. Como conseqüência, às vezes ocorre flutuação do índice atribuído a algum site, mesmo que o site em si, ou os links para ele, não tenham se alterado. Entre os sites que mantenho, isto ocorre bastante com o BR-Linux.org: às vezes ele passa meses seguidos como PR 7, e depois passa outros tantos como PR 6, embora o número de links para ele, o layout e outras variáveis relacionadas ao cálculo variem pouco. A fórmula muda e o resultado se altera, como é natural.

Já o Efetividade.net é PR 6 desde junho de 2006, e se manteve assim de forma constante. Ou quase: em março eu brinquei um pouco com a sorte e ao longo de 2 semanas fiz alterações na estrutura, conteúdo, layout e outros aspectos do site, para adequá-lo ao perfil de visitantes que vem recebendo. Eu sabia que a conseqüência se faria sentir na indexação do Google, e de fato a mudança foi o suficiente para reduzir o PageRank do site para PR 5 por algumas semanas - até o recálculo do início de maio, quando o site voltou a ser PR 6.

Na ocasião eu procurei me munir de todos os dados possíveis, porque era uma oportunidade única de comparar como um mesmo site se comporta com 2 Page Ranks diferentes em um curto período. Mas eu não esperava que a diferença fosse ser tão grande.

Não revelo dados absolutos sobre visitação do site, mas posso afirmar que a visitação nas duas primeiras semanas de maio (já com PR6) mais do que dobrou - na verdade o incremento esteve perto de 150% - em relação à visitação das duas últimas semanas de abril (ainda com PR 5). É interessante perceber que ao longo destas 2 primeiras semanas de maio, até mesmo o dia em que o Efetividade.net recebeu menos visitantes foi superior ao dia mais freqüentado nas 2 últimas semanas de abril.

Analisando os números um pouco mais de perto, é possível perceber que mais de 85% da diferença entre os 2 períodos deve-se a visitantes adicionais que o Google passou a gerar para o Efetividade, uma vez que na realidade brasileira os sites com PR 6 têm grandes chances de aparecer na primeira página de resultados de pesquisas no Google, sobre os assuntos mencionados neles. Como diversos dos temas tratados aqui no Efetividade são bastante pesquisados, e são tratados em uma série de outros sites nacionais, o Page Rank alto faz toda a diferença neste caso.

O John Chow, freqüentemente citado por aqui quando o assunto é monetização de blogs, recentemente alcançou pela primeira vez o PR 6 em seu blog, e também registrou a experiência, com detalhes e números sobre o impacto na visitação.

Como consultar - e aumentar - o seu Page Rank

Existem muitas formas de consultar o Page Rank do seu site - a barra de ferramentas do Google oferece este recurso, há uma extensão do Firefox, e até mesmo sites que consultam o PR de uma página em dezenas de datacenters diferentes do Google, o que é útil quando queremos saber o que está havendo durante a implementação de um recálculo do Page Rank.

Aumentar o Page Rank do seu site ou blog não é algo simples e nem imediato, mas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para sites de busca) ajudam. Mas não abuse delas, ou você perceberá que está escrevendo seu site para o Google, e não para seus leitores. E o pior: eles perceberão isso também. Para aumentar seu PR sem errar a mão, veja as 25 dicas aqui do Efetividade.net na série "SEO no Brasil: otimizando seu site ou blog para obter melhores posições no Google".

Leia também

Comentar

Comentários arquivados