Monitoramento de estatísticas e acompanhamento de resultados de blogs, por Bruno Alves

Na cena brasileira dos blogs, Bruno Alves dispensa apresentações, e por esta razão ele foi incluído no rol dos blogueiros nacionais convidados a escrever artigos aqui para o Efetividade.net revelando parte de suas técnicas. O tema que coube ao Bruno foi o do monitoramento das estatísticas de acesso, a coleta de informações úteis a partir dos dados estatísticos e o conseqüente acompanhamento dos resultados. O texto dele é longo e completo, veja abaixo a íntegra.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Bruno por ter aceito o convite e escrito um material tão completo, e para avisar aos leitores que vários outros artigos de blogueiros convidados estão a caminho.

Monitoramento de estatísticas e acompanhamento de resultados de blogs

por Bruno Alves

Gostaria inicialmente de me apresentar e agradecer ao Augusto pelo convite, sou Bruno Alves, responsável pelo blog BrPoint e mais alguns blogs e fui convidado para escrever um texto sobre monitoramento de estatísticas e acompanhamento de resultados.

Vou tentar explicar como acompanhar as estatísticas, o que acompanhar e falar um pouco de ferramentas que recomendo.

Acompanhamento de estatísticas.

Antes mesmo de pensar em medir as estatísticas, precisamos pensar no que é importante medir.

Sempre que falamos em estatísticas, a primeira informação que nos vem a cabeça é o número de visitantes únicos e o número de pageviews.

Apesar destes serem os mais comuns, não são os únicos números para medir o sucesso de seu blog, se você tem um blog novo ou um blog que possui um público muito restrito, com certeza terá números muito baixos, se pensar na utilização de AJAX, a situação pode ficar ainda pior.

Mas como medir o sucesso do meu blog?

Tudo vai depender do que você chama de sucesso, mas existem alguns pontos que você pode levar em consideração para obter um feedback de como anda seu blog, entre eles:

  • Quantas pessoas acessam seu blog?
  • Quantos blogs criam links para o seu blog?
  • Quantos leitores fiéis você possui?
  • Quanto as pessoas estão dispostas a interagir com seu blog?
  • Como as pessoas chegam ao seu blog?
  • Quem visita o seu blog?

Se você puder responder a essas perguntas, você já terá a resposta se seu blog é um sucesso, se está caminhando para ser um sucesso ou se não está dando certo e é hora de reformular.

Quantas pessoas acessam seu blog?

Essa é, talvez, a pergunta mais simples de responder, uma vez que todos os programas de estatísticas apresentam esta informação, mesmo assim, costuma apresentar bastante divergência de um sistema para o outro.

Os dados mais confiáveis são os gerados a partir do log do servidor, portanto sistemas instalados no próprio servidor tendem a ser mais confiáveis.

Apesar de ser uma estatística importante, não há qualquer necessidade de ficar paranóico com a mesma, visitantes vêm com o tempo e um bom trabalho.

Você só tem que ter certeza de que o valor está sempre aumentando em relação ao último período que mediu, pois se estiver caindo é melhor trabalhar logo para que volte a aumentar e, principalmente, descubra rapidamente o porque da queda, para que o estrago possa ser remediado rapidamente.

Quantos blogs criam links para o seu blog?

A internet é feita de links e os mesmos valem como um voto de confiança de quem os enviou.

Se alguém fez um link para um artigo no seu blog, provavelmente, o motivo se encaixa em:

  • Seu texto é tão bom que a pessoa quer mostrar para os outros.
  • Seu texto vai contra tudo que a pessoa acredita, mas está tão bem escrito que vale como argumentação.
  • Seu texto complementa o texto do autor.
  • Seu texto serve como exemplo.

Links são tão relevantes, que todos os mecanismos de busca dão uma grande importância para eles, assim como vários rankings de popularidade.

Se você recebe muitos links, você está no caminho certo, mas existem dois tipos de links que devem ser observados:

  • Links no blogroll
  • Links dentro de artigos

Os links no blogroll demonstram admiração pelo blog como um todo ou demonstração de amizade, apesar de serem interessantes, não são tão proveitosos e relevantes como links dentro de artigos, esses, sim, podem lhe dar um excelente feedback de como você está escrevendo e, em geral, são os que trazem mais resultados em termos de visitação.

Quantos leitores fiéis você possui?

Essa é uma das estatísticas mais difíceis de serem medidas e poucos sistemas possuem algo automático para exibir esta informação.

Os leitores fiéis são o maior tesouro de qualquer blogueiro, independente das motivações que o levam a blogar, pois são eles que darão sustentação ao seu blog e ainda ajudarão na promoção do mesmo, seja criando links, convidando amigos, falando bem de você ou qualquer outro meio que possa imaginar.

A primeira coisa que pensamos, quando queremos medir o número de leitores fiéis, é na contagem de assinantes de feeds, fornecida pelo Feedburner, por exemplo.

Apesar de ser uma excelente métrica, tem seus problemas e, de longe, não representa todo o seu público fiel.

Feeds RSS são uma coisa muito nova e a maior parte do público não sabe como utilizar e uma grande parte não sabe nem o que é.

Se você passar algum tempo analisando os acessos ao seu blog, ficará surpreso com a quantidade de pessoas que acessa seu blog todos os dias digitando o endereço no navegador.

Como é uma estatística chata de ser obtida, costumo verificar este número uma vez por mês e na última contagem representava quase 30% de todo meu tráfego.

Esse número é importante, pois ninguém acessa um blog todos os dias se o blog for ruim, a não ser o próprio autor.

Ter esse número aumentando é um bom indicador que você está no caminho certo.

Se este número estiver reduzindo, com sua audiência total aumentando, pode estar acontecendo duas coisas:

  • Você está atraindo um novo público e as coisas ainda não acalmaram.
  • Você está escrevendo textos individuais, que dão resultado, mas não agradam aos leitores.

No primeiro caso, não há o que se assustar, pois mudar de público pode ser bom e, em alguns casos, necessário.

O perigo mora no segundo caso, você está escrevendo artigos que dão excelentes resultados, atraindo muitos visitantes, mas está acabando com sua base de leitores, o que pode, no longo prazo fazer com que seu blog para de desempenhar tão bem.

Quanto as pessoas estão dispostas a interagir com seu blog?

Uma das melhores coisas nos blogs são a possibilidade de interação e feedback imediato, ambos podem tornar sua experiência muito mais interessante e enriquecedora (nos dois sentidos), porém, a maioria das pessoas não gosta de comentar.

Para que o número de comentários aumente, além de audiência, você precisa criar um ambiente propício aos comentários, você precisa mexer com as pessoas, deixá-las a vontade para comentar.

Quanto mais comentários um artigo recebe, maior a demonstração de que ele foi bem escrito e que você está se comunicando bem com seus leitores, eles se sentem bem ali.

Um blog com muitos comentários, tende a ser mais duradouro e alcançar o sucesso com mais velocidade, pois se a pessoa já comentou tem uma grande inclinação de falar sobre o texto com outras pessoas.

É uma estatística que você sempre deve estar atento, quanto mais comentários receber, melhor.

Por incrível que parece, até a quantidade de spams de comentários é um bom indicador, pois demonstra que seu blog está chamando a atenção, que é um lugar onde os spammers gostariam de ter o link deles.

Como as pessoas chegam ao seu blog?

Melhor do que saber quantas pessoas chegam ao seu blog é saber como chegam.

Essa estatística é muito mais qualitativa do que quantitativa e as informações podem dizer muito a respeito do seu blog.

Se muitas pessoas chegam através dos mecanismos de busca é sinal de que você, conscientemente ou não, está trabalhando bem o SEO, ou está abordando assuntos que interessam a um público maior, isso não é ruim, muito pelo contrário, quanto maior esse valor melhor.

Mas como nem tudo são flores, para determinar o sucesso do seu blog, você precisará saber quantos destes se tornam seus leitores e quantos chegam não acham nada interessante e vão embora, para descobrir isso que é necessário saber quantos leitores fiéis você tem.

Além de conhecer quantas chegam através das buscas, você precisa saber os demais, e esta informação pode dar uma excelente dica para onde caminha seu blog.

Se muitos chegam através de referências em textos de blogs que você admira, você está no caminho certo, pois seu blog está se tornando um blog que você admiraria, se está vindo de referências de blogs que você não gosta, cuidado, você pode estar ficando igualzinho.

Se chegam através da mídia mais tradicional (portais, principalmente), você está começando a chamar a atenção, esse tipo de referência não vai fazer nenhum milagre pela sua visitação, mas pode fazer bastante pela sua reputação.

Quem visita o seu blog?

Conhecer seu público é fundamental por diversos motivos.

Dificilmente, você saberá se o João, a Maria ou qualquer outro indivíduo visitou seu blog, tirando os amigos, claro.

Mas você precisa saber, através das ferramentas de estatísticas, segmentar seu público.

As informações básicas que são necessárias são:

  • Faixa etária
  • Sexo
  • Região
  • Interesses
  • Poder aquisitivo

Com base nessas informações, você pode montar várias estratégias e artigos que agradem diretamente seu público, mantendo-os mais fiéis e estimulando-os a trazer mais pessoas que fazem parte deste público.

Sempre que você for negociar com um anunciante ou patrocinador para seu blog, essa será uma das primeiras perguntas e não saber respondê-la pode levar toda negociação por água abaixo.

Mesmo que você não pense em monetizar seu blog é ideal conhecer estes dados, pois você poderá escrever artigos muito mais relevantes para seu público.

Por exemplo, se seu público for composto, em sua maioria, por homens na casa dos 30 da classe A, que moram no Sudoeste e se interessam por carros, um série de artigos sobre a feijoada comunitária na Bahia pode acabar espantando vários desses leitores.

Ferramentas para monitoramento de estatísticas

A oferta de ferramentas para monitorar estatísticas é muito grande, mas não conheço nenhuma que "resolva todos os problemas", o que tenho visto é a especialização de cada ferramenta em um ou outro ponto em detrimento aos demais.

Portanto não vou falar de apenas uma, mas sim de algumas que possuem funcionalidades bem interessantes:

AwStats ou Webalizer: São as ferramentas que lerão os logs do servidor, portanto serão as mais precisas e confiáveis, normalmente, já estão instaladas no servidor, caso use uma hospedagem paga, se tiver opção de escolha, fique com o AwStats, que é mais completo e simples que o Webalizer.

Não darão um número muito grande de informações, mas são ideais para medir sua audiência, quando precisar ver o número de visitantes e pageviews, fique com um deles.

Getclicky: Excelente ferramenta para entender como as pessoas navegam no seu blog, esse é o grande ponto forte da ferramenta, com uma interface bem simples, você pode saber de onde veio, o que fez e para para onde vai os visitantes do seu blog.

Você pode acompanhar direto na tela ou via RSS (o que não é muito prático).

Analytics: Uma ferramenta muito poderosa, mas com complicação de uso diretamente proporcional.

Você vai conseguir quase todas as informações possíveis de seus visitantes através do Analytics, mas isto tem um custo, seus relatórios estão longe de serem simples de entender.

É uma ferramenta que merece ser estudada, pois permite várias customizações e a integração com o AdWords é uma mão na roda.

Se eu tivesse que escolher uma única ferramenta, com certeza seria o Analytics, pena que não é instalada diretamente no servidor, já que isso gera uma defazagem bem grande no número de visitantes.

Atualmente, estou utilizando o Webalizer, o Getclicky (a versão da Performancing) e o Analytics.

O Getclicky terei que pensar em uma maneira para usá-lo melhor ou uma outra ferramenta que tenha as mesmas facilidades, já que ela não se entende bem com blogs com muitos subdomínios.

Como disse, anteriormente, recomendo fortemente o uso do Analytics, depois que acostumar com os relatórios e aprender a customizá-lo terá uma gama imensa de informação para conduzir melhor seu blog.

Este texto é de autoria de Bruno Alves - para contato com o autor, procure-o no site BrPoint.

Comentar

Comentários arquivados