Leatherman K502X: uma ferramenta de bolso que você pode usar de verdade

O Leatherman K502X é uma multi-ferramenta pequena o suficiente para ser levada no porta-luvas ou na mochila, e além de ter uma lâmina de 7,8cm capaz de furar e cortar com facilidade a maioria dos materiais que você possa legalmente desejar, tem também uma chave intercambiável com a maioria das ponteiras que você pode precisar no dia-a-dia.

Como a ferramenta foi bem projetada, a chave abre 180 graus (ela não opera inclinada como a foto acima mostra) e tem bom equilíbrio, dá para usá-la comodamente, inclusive aplicando força. E apesar de o cabo ser bem mais curto do que uma chave de fenda comum, eu já a usei até mesmo para operar dentro do gabinete do PC, e para parafusar e depois remover um HD de uma gaveta externa - todos aqueles parafusos em locais incômodos estavam ao alcance do K502X.

Escrever sobre multi-ferramentas é divertido, e embora raramente tenha muitos comentários dos leitores, esta categoria de posts aqui do Efetividade.net sempre se destaca por ser uma das mais lidas. Desde que comecei a tratar do assunto, já tive oportunidade de escrever sobre:

E o K502X não está na mesma categoria de nenhum deles. Ele não tem tantas ferramentas nem é tão inofensivo quanto o SwissCard Lite; não é discreto como o Victorinox Escort, que eu uso até no bolso do paletó; não é inconspícuo e leve como a Utili-key, e nem foi projetado para sobrevivência como o SL3, que ajuda até a acender fogueiras sem ter fósforos.

Eu o vejo como uma variação das linhas de ferramentas da Leatherman, que usualmente são bem mais bojudas e pesadas. Comparando: o bastante popular Leatherman Surge (que inclui alicate, múltiplas lâminas, lima, etc)), por exemplo, é 50% maior e 50% mais pesado que o K502X.

Em compensação, o K502X não é uma alternativa completa para quando você não está com sua caixa de ferramentas. Ele é basicamente um bom canivete (com uma lâmina que não tenta ser discreta) que inclui como adicionais a ferramenta múltipla, um abridor de latas, um clip para prender no bolso e um gancho (carabiner) retrátil que também serve como abridor de garrafas.

A imagem acima vem do site oficial do K502X, e mostra um diagrama de todas as suas funções. Entre elas, alguns destaques:

  • Dá para abrir a lâmina com uma só mão, usando o "thumb stud" mostrado na foto.
  • Após aberta, a lâmina trava completamente, e só pode ser fechada se você aciona o mecanismo de liberação ao mesmo tempo em que a desloca.
  • É possível levar 3 bits (6 ponteiras) junto ao K502X, sendo uma na própria ferramenta e as outras 2 no compartimento embutido no punho da faca. O meu modelo veio com 3 bits, sendo 2 ponteiras philips, 3 de fenda e 1 torx. De brinde recebi ainda um kit adicional com mais 7 bits.
  • A bainha que veio de brinde com o meu modelo tem compartimento também para o kit de bits adicionais.

Ao contrário de todas as demais ferramentas com lâminas que já examinei por aqui, o K502X tem potencial para causar danos mais sérios facilmente, e por isso precisa ser usado com bastante cuidado. Isto não me impede de levá-lo no carro, e ele já foi útil mais de uma vez, mesmo estando comigo há apenas 2 semanas: precisei dele para forçar a abertura de um portão eletrônico quando faltou luz, para trocar o HD de uma gaveta externa, e para remover e depois reinserir a fonte ATX em um gabinete de computador - e em todos os casos terminei o serviço antes de as pessoas que estavam comigo voltarem de ir procurar suas ferramentas.

Recomendo! No Brasil acredito que você só encontra ferramentas Leatherman em lojas de presentes importados ou no MercadoLivre. A minha eu comprei via eBay, onde custou US$ 70 + US$ 10 de transporte + 60% de imposto de importação.

Saiba mais

- site oficial do Leatherman K502X

Comentar

Comentários arquivados